11 de abril de 2012

Uma balada para Lizzie

My Lady Greensleeves . 1859

Talvez sob o efeito da maior tempestade solar de que há memória* (vá-se lá saber o efeito que um fenómeno como esse pode ter tido sobre um romântico deste calibre), em 1859, R. pinta esta aguarela, para, e usando como modelo, Elizabeth Siddal (com quem finalmente se casará no ano seguinte). O tema era a música preferida de Lizzie, o objectivo encantar.


*O chamado “Evento Carrington” foi uma tempestade magnética que atingiu a Terra em 1859 e causou o colapso nos sistemas telegráficos por toda a Europa e América do Norte. Por essa altura foram avistadas espantosas auroras boreais que transformaram a noite em dia.

10 de abril de 2012

Natal de 1857

A Christmas Carol . 1857

2 de abril de 2012

Oxford 1857



No seu 'Adoecer' Hélia Correia relata com pormenores deliciosos o momento histórico em que Rossetti, sob sugestão de Ruskin, reúne um grupo de entusiastas mas pouco experientes Pré-Rafaelitas - entre eles os recém chegados à irmandade e ainda muito deslumbrados Morris e Burne-Jones - para decorar a recém construída sala de debates da Oxford Union, que hoje é uma das mais bonitas (as far as I'm concerned) bibliotecas do mundo e um verdadeiro templo consagrado à cultura.
É durante esta empreitada que Rossetti descobre a sua "Stunner" Jane Burden (mais tarde Morris) que será a modelo da maior parte das figuras femininas dos murais.


(Ver aqui um outro relato)